
Merry Christmas :-)
Boas Festas, um Feliz Natal e um 2010 em pleno... de viagens e de mergulhos :-)
Livro de registos de viagens e de "apontamentos diários"



Geografia






O Governo das Honduras consciente do papel que o mergulho tem no seu turismo interditou este local por uns anos à prática do mergulho e, após a sua reabertura passou a condicionar o "tráfego". Assim, o AKR organiza as saídas dos seus barcos reservando um dia da semana para cada um poder proporcionar aos mergulhadores, esta experiência. Ao Haydee calhou a Quarta-feira - 29 de Abril... e lá estavamos nós às 7:15 ptontos para verificar o equipamento e partir às 7:30.
Mergulho
Hora de Entrada: 08:32
Tempo de Mergulho: 0:43:10
Prof. Máxima: 33,5 mts
Prof. Média: 14,4 mts
Gás: EAN32
Visibilidade: 25 mts
Temp. Água: 27ºC
Temp. Superfície: 28ºC
Garrafa: 11 lts / Alumínio
Embarcação: Haydee
Buddy: Cíclope
Divemaster: Marvin
Há medida que nos equipavamos iamos caindo na água. Assim que o grupo está completo, o Marvin dá sinal para iniciarmos a imersão.
Descemos ao longo da parede, até aos 33 metros entrámos num canyon com gorgónias em ambas as paredes e terminamos aos 17 metros. Para trás deixamos a água azul forte e "entramos" num azul mais suave e mais transparente.
Espécies:
- Stoplight parrotfish
- Damselfish
- Coral Crab
- Local repleto de gorgónias
- Tube sponges


Mergulho












Espécies
Não é um naufrágio com muita vida, mas é presença constante os blue parrotfish



Horários:
Recepção das 6 às 22
Pequeno almoço das 7 às 10
Almoço das 12 às 14
Jantar das 6 às 21
Frangipani Bar das 8 às 22
Escola de Mergulho das 7 às 16
Câmara Hiperbárica / Clínica das 8 às 17 (on call 24 horas)
Shore dive das 15 às 21 (2ª a Sábado)
Museu das 8 às 17
O resort é composto por 3 áreas distintas: a área de recepção, refeições, centro de mergulho, àrea comercial (loja de presentes, comida, foto/video e alguns quartos (Hill side) na ilha de Roatan e duas ilhas mais pequenas mesmo em frente "à base": Bailey's Key (com praia e o local onde estão os golfinhos) e Anthony Key: zona de piscina, shore dive e onde é possível encontrar a maioria dos quartos. O transporte entre as ilhas mais pequenas e a "base" efectua-se por barco (disponível 24 horas).

O staff era simpático e solicito, algo expectável tendo em consideração que a "gorjeta" tem uma forte presença já que os hóspedes são maioritariamente americanos e, por isso,o sistema está bem implementado ao ponto de fazer parte do briefing inical: "não temos política de gorjeta, mas é simpático reconhecerem o bom trabalho dos nossos funcionários. Poderão dar, a gratificação, directamente ao membro do staff, deixar num envelope fechado e entregue na recepção no final da vossa estadia com o nome e área ou através de crédito em cartão VISA de acordo com lista que está disponível para consulta na recepção".
Normalmente, o empregado do restaurante acompanhava todas as nossas refeições do primeiro ao último dia da estadia criando familiaridade.
O bungalow em que estivemos hospedados era confortável e divididos em 4 áreas:
- Terraço, com vista sobre o mar e a baía onde era possível observarmos o pôr-do-sol e/ou nascer do sol numa espreguiçadeira, cama de rede ou cadeira de baloiço;
- Quarto, com duas camas queen size, mesas de cabeceira, cómoda, ventoinha de tecto, Ac e secretária com porta de acesso ao passadiço de acesso à ilha e outra de acesso ao terraço;
- Roupeiro (zona de arrumação da roupa e bagagem) e zona de lavatório com armário e espelho e;
- Casa de banho com polibã, armário, um pequeno frigorifico e ventoinha de tecto.
Como este resort é ecológico, não havia TV ou telefone nos quartos os que apesar de parecer estranho no início, veio a revelar-se pouco importante logo desde o segundo dia. As únicas televisões disponíveis em todo o resort encontravam-se no edifício da recepção e no Frangipani bar. A rede móvel era, igualmente de dificil acesso e o roaming bastante caro...
No primeiro dia foi-nos atribuído um número de garrafa (ao qual acrerscia um "N" para os mergulhadores com nitrox), a embarcação para a nossa estadia inteira, um divemaster/guia e um capitão. Para os mergulhos considerados "normais" a hora de partida do barco era as 8:20, mas havia sempre uma pequena margem, nunca nenhum barco saiu sem que todos os mergulhadores inscritos* estivessem a bordo.
A nossa embarcação foi o Haydee e a tripulação: Roger - Capitão e Marvin - o simpático divemaster hondurenho...
Nos dias mais "movimentados" o Haydee transportava 12 mergulhadores + equipa (2)... em momento algum sentimos falta de espaçoçpara nós e/ou equipamento. Havia sempre água fresca a bordo e snack (fruta entre os dois mergulhos da manhã), liquido anti-embaciante de máscara, um local para lavar as máscaras e um reservatório com água limpa e doce para o equipamento fotográfico.
No nosso barco, eramos apenas dois Europeus, a juntar a 4 casais norte americanos e dois fotógrafos profissionais Brasileiros ( Denise Greco e Laércio Horta), pelo que os brifeings eram sempre realizados em inglês ou, em particular, se assim o desejássemos em espanhol, até porque o Marvin agradecia sair da rotina :-).
Os mergulhos "temáticos" tinham horas distintas, mas eram todos mais cedo, por volta das 7 da manhã.
Em cada dia era possível efectuar 3 mergulhos embarcados, mais um nocturno (todas as terças e quintas feiras). Os shore dives eram ilimitados, tendo em atenção a hora de expediente da loja. O Chanel dive tinha em terra um divemaster responsável, mas os mergulhadores eram, apenas colocados, na boia e o caminho de regresso ao centro era feito a nadar...
As garrafas a ar eram cheias e transportadas pela tripulação do barco diariamente e colocadas no lugar respectivo do mergulhador, o mesmo acontecendo com o nitrox, se bem que todos os dias tinhamos (e muito bem) de analisar e identificar as garrafas para os nossos mergulhos... o "montar" do equipamento, já não era efectuado pelo staff, porque a "malta" ao que parece não só era DIN e tinha de montar o adaptador como também tinha um rig complexo para o que estavam habituados.
* O centro tem um quadro para cada uma embarcação, onde diariamente coloca os três destinos de mergulho do dia seguinte bem como o destino do mergulho nocturno (terças e quintas feiras). Há ainda um quadro extra para os mergulhos no Canal - Channel Dive, onde se encontra um avião afundado.
Os mergulhadores apenas tinham de consultar a lista e escrever o seu número no mergulho pretendido.