segunda-feira, 6 de julho de 2009

Odyssey Wreck














História

Data do Naufrágio: 2002
Local: Norte da ilha de Roatan - Mud Hole
É o maior naufrágio "feito" pelo Homem nas Caraíbas...
Dista cerca de 12 minutos do AKR e está ssente de lado sob areia.

Mergulho
Hora de Entrada: 08:51
Tempo de Mergulho: 0:27:20
Prof. Máxima: 32 mts
Prof. Média: 19.4 mts
Gás: EAN32
Visibilidade: 30 mts
Temp. Água: 27ºC
Temp. Superfície: 31ºC
Garrafa: 11,1 lts / Alumínio
Embarcação: Haydee
Buddy*: Ciclope
Divemaster: Marvin
Capitão de embarcação: Roger

A embarcação prende o cabo a uma das boias de sinalização. Há medida que os mergulhadores ficam prontos e após verificação "de garrafa aberta" do Roger vão saltando para a água e aí se espera todo o grupo e divemaster.

Máquinas em punho, iniciamos a descida rumo ao cabo da boia. Acorrente é enexistente o que tornou a nossa descida facilitada...

Assim que iniciamos a descida e olhamos em frente começamos a avistar, primeiro, a silueta do navio e, por fim os pormenores.

O navio está um pouco partido e tem pouca vida tanto peixes como algas e anémonas, mas vale pela sua dimensão; o mastro encontra-se a cerca de 12 metros e a parte mais funda a 34.

Optámos por um mergulho multi-nível, porém, como iamos em grupo e a maioria estava a mergulhar a ar (incluindo o guia), não deu para mais do que 27 minutos... acima do naufrágio ou em redor deste a paisagem é só areia.

Há semelhança do que aconteceu na descida, também a subida é feita pelo cabo e após a paragem de segurança aos 5 metros é tempo de regressar ao Haydee onde o Roger e o Marvin nos ajudam com o material. Tudo guardado, é tempo de regressar à bas e para trocar a garrafa e partir para o 2º mergulho do dia :-).


Espécies
Não é um naufrágio com muita vida, mas é presença constante os blue parrotfish



*Buddy = Parceiro de mergulho

Sem comentários:

Enviar um comentário