sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mary's Place

Este mergulho em parede (desce até aos 40 metros) é, talvez o mergulho mais conhecido de Roatan, daí que a sua paisagem subaquática seja bastante fotografada.



















A paisagem deste local reflecte a sua origem vulcânica, repleta de canyons, excelentes contrates de luz... realmente uma paisagem de "encher a vista".

Este spot, que recebeu o nome da esposa de um divemaster da ilha encontra-se na parte Sul da ilha (a mais exposta) e a nossa viagem desde o AKR durou quase 1 hora. Hora essa que aproveitámos para observar Roatan e vislumbrar, para lá da penumbra matinal, o Continente.



O Governo das Honduras consciente do papel que o mergulho tem no seu turismo interditou este local por uns anos à prática do mergulho e, após a sua reabertura passou a condicionar o "tráfego". Assim, o AKR organiza as saídas dos seus barcos reservando um dia da semana para cada um poder proporcionar aos mergulhadores, esta experiência. Ao Haydee calhou a Quarta-feira - 29 de Abril... e lá estavamos nós às 7:15 ptontos para verificar o equipamento e partir às 7:30.


Mergulho
Hora de Entrada: 08:32
Tempo de Mergulho: 0:43:10
Prof. Máxima: 33,5 mts
Prof. Média: 14,4 mts
Gás: EAN32
Visibilidade: 25 mts
Temp. Água: 27ºC
Temp. Superfície: 28ºC
Garrafa: 11 lts / Alumínio
Embarcação: Haydee
Buddy: Cíclope
Divemaster: Marvin















Há medida que nos equipavamos iamos caindo na água. Assim que o grupo está completo, o Marvin dá sinal para iniciarmos a imersão.
Descemos ao longo da parede, até aos 33 metros entrámos num canyon com gorgónias em ambas as paredes e terminamos aos 17 metros. Para trás deixamos a água azul forte e "entramos" num azul mais suave e mais transparente.















Espécies:

- Stoplight parrotfish
- Damselfish
- Coral Crab
- Local repleto de gorgónias
- Tube sponges



Sem comentários:

Enviar um comentário