Data do Naufrágio: 1997
Local: Norte da ilha de Roatan
Dimensão: 70 metros
Este navio de carga foi afundado pelo Anthony Key Resort. Apesar de, à data do seu afundamento ter ficado assente, a direito, sobre um fundo de areia a cerca de 30 metros de profundiade, em 1998 com a passagem do Furacão Mitch quebrou em 3.
MergulhoHora de Entrada: 08:39
Tempo de Mergulho: 0:38:30
Prof. Máxima: 32,3 mts
Prof. Média: 19.6 mts
Gás: EAN32
Visibilidade: 35 mts
Temp. Água: 27ºC
Temp. Superfície: 31ºC
Garrafa: 11 lts / Alumínio
Embarcação: Haydee Buddy*: Ciclope
Divemaster: Marvin
Capitão de embarcação: Roger
A embarcação imobilizou-se, preparámos o equipamento fotográfico, montámos a asa às costas, barbatanas nos pés, último check e água...

Assim que todo o grupo se encontra na água, o divemaster indica que está na altura de descer. Ao contrário do que aconteceu no Odyssey e, porque este naufrágio se encontra numa zona mais resguardada, a descida é livre...

A corrente é enexistente e, assim que começamos a imergir somos saudados por diversas garoupas curiosas o que tornou a nossa descida facilitada, mas mais demorada do que esperávamos. Havia que capturar aqueles momentos... até ao fundo, as nossas mais recentes companheiras de mergulho não desarmaram...

Assim que iniciamos a descida e olhamos em frente começamos a avistar, primeiro, a silhueta do navio e, por fim os pormenores.

O navio está partido e tem bastante vida tanto peixes como algas e anémonas,para tal tem contribuído a idade e a proximidade de parede de coral.

Depois de investigarmos o navio, de confraternizarmos com a moreia residente, iniciamos a nossa subida com destino a uma parede de coral bem próxima, onde somos brindados com a presença de 4 midnight parrotfish de tamanho considerável.

Apesar da sua menor dimensão o El Aguila foi o meu melhor mergulho em naufrágio de Roatan... quer pela vida, pelo barco e, já agora pelas condições atmosféricas e marítimas que ajudaram. Num só mergulho foi possível fazer naufrágio, recife ou naufrágio & recife, de acordo com o desejo e/ou à vontade dos mergulhadores :-)
Há semelhança do que aconteceu na descida, também a subida é feita "livre" e após a paragem de segurança aos 5 metros e de nos depedirmos das garoupas, é tempo de regressar ao Haydee onde o Roger e o Marvin nos ajudam com o material. Tudo guardado, é tempo de regressar à base para trocar a garrafa e partir para o 2º mergulho do dia :-).
Espécies
Tanto no naufrágio como no recife é possível encontrar as espécies (peixes e corais) do costume, com especial referência para:
- Blue parrotfish
- Moreia verde/amarela (residente)
- Garoupas
- Queen angelfish
- French angelfish
- Midnight parrotfish



* Buddy = Parceiro de mergulho
Sem comentários:
Enviar um comentário