terça-feira, 21 de julho de 2009

Mais nudibrânquios...

Este fim de semana ficámos a seco e o meu PC parece querer entrar de férias, por isso está difícil...

Deixo mais umas fotos dos nudis (e afins) "marotos" :-)


Dondice banyulensis


















Yungia aurantiaca
















Hypselodoris cantabrica



Chromodoris purpurea

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Ponta da Passagem

Data: 12 de Julho 09
Saída de: Sesimbra
Hora: 12:30
Tempo: Sol
Visibilidade: 6 mts
Temperatura: 14ºC
Tempo de mergulho: 01:09:00
Buddy*: Cíclope

O dia estava espectacular e convidava à praia, daí termos apanhado um pouco de trânsito na nossa deslocação de Lisboa a Sesimbra... O estacionamento já estava complicado, mas nada que perturbasse a nossa disposição.

Material todo montado era tempo de "carregar" o barco e rumar ao nosso spot - Ponta da Passagem.

A expectativa era grande, pois o último mergulho que aí tinha feito estava com muita vida, apesar da visibilidade... Do cimo do barco a visibilidade prometia, mas era só a visibilidade...

Levei lente macro e o Ciclope lente normal, mas nem um nem outro teve muita sorte. Havia pouca vida e alguma nublina castanha provocada por elementos estranhos ao Mundo Subaquático.

A água estava a uns "míseros" 14ºC, mesmo fresquinha... óptima para assustar qualquer gripe.

Aqui fica uma foto desses seres surpreendentes - os nudibrânquios.
:-)

Prostheceraeus roseus - Planária



















Hypselodoris villafranca - Nudibrânquio

Corynactis viridis - Anénoma Jóia

quinta-feira, 9 de julho de 2009

El Aguila Wreck

História

Data do Naufrágio: 1997
Local: Norte da ilha de Roatan
Dimensão: 70 metros
Este navio de carga foi afundado pelo Anthony Key Resort. Apesar de, à data do seu afundamento ter ficado assente, a direito, sobre um fundo de areia a cerca de 30 metros de profundiade, em 1998 com a passagem do Furacão Mitch quebrou em 3.


Mergulho
Hora de Entrada: 08:39
Tempo de Mergulho: 0:38:30
Prof. Máxima: 32,3 mts
Prof. Média: 19.6 mts
Gás: EAN32
Visibilidade: 35 mts
Temp. Água: 27ºC
Temp. Superfície: 31ºC
Garrafa: 11 lts / Alumínio
Embarcação: Haydee Buddy*: Ciclope
Divemaster: Marvin
Capitão de embarcação: Roger

A embarcação imobilizou-se, preparámos o equipamento fotográfico, montámos a asa às costas, barbatanas nos pés, último check e água...



Assim que todo o grupo se encontra na água, o divemaster indica que está na altura de descer. Ao contrário do que aconteceu no Odyssey e, porque este naufrágio se encontra numa zona mais resguardada, a descida é livre...


A corrente é enexistente e, assim que começamos a imergir somos saudados por diversas garoupas curiosas o que tornou a nossa descida facilitada, mas mais demorada do que esperávamos. Havia que capturar aqueles momentos... até ao fundo, as nossas mais recentes companheiras de mergulho não desarmaram...


Assim que iniciamos a descida e olhamos em frente começamos a avistar, primeiro, a silhueta do navio e, por fim os pormenores.















O navio está partido e tem bastante vida tanto peixes como algas e anémonas,para tal tem contribuído a idade e a proximidade de parede de coral.















Depois de investigarmos o navio, de confraternizarmos com a moreia residente, iniciamos a nossa subida com destino a uma parede de coral bem próxima, onde somos brindados com a presença de 4 midnight parrotfish de tamanho considerável.


Apesar da sua menor dimensão o El Aguila foi o meu melhor mergulho em naufrágio de Roatan... quer pela vida, pelo barco e, já agora pelas condições atmosféricas e marítimas que ajudaram. Num só mergulho foi possível fazer naufrágio, recife ou naufrágio & recife, de acordo com o desejo e/ou à vontade dos mergulhadores :-)

Há semelhança do que aconteceu na descida, também a subida é feita "livre" e após a paragem de segurança aos 5 metros e de nos depedirmos das garoupas, é tempo de regressar ao Haydee onde o Roger e o Marvin nos ajudam com o material. Tudo guardado, é tempo de regressar à base para trocar a garrafa e partir para o 2º mergulho do dia :-).

Espécies

Tanto no naufrágio como no recife é possível encontrar as espécies (peixes e corais) do costume, com especial referência para:

- Blue parrotfish
- Moreia verde/amarela (residente)
- Garoupas
- Queen angelfish
- French angelfish
- Midnight parrotfish







































* Buddy = Parceiro de mergulho

terça-feira, 7 de julho de 2009

Roatan

A ilha de Roatan é pequena, mas vale a pena um passeio de carro ou scooter à sua volta ... no sentido figurado, já que a estrada alcatroada principal não contorna a ilha :-). É uma boa oportunidade para passar pela "big white house", residência do Mayor de Roatan.



No regresso, é boa ideia passar por Coxen Hall, dar um passeio pelas suas ruas e visitar o Mercado.
Para além do mergulho e snorkel, a ilha de Roatan oferece outras actividades que colocam o viajante em contacto com a natureza:
- Canopi;
- Passeios a cavalo;
- Visitar o Pico Bonito



O que visitar:
- Marina Compan (ruínas Maias);
- French Harbour (onde atracam os grandes paquetes);
- Iguana Farm
- Para quem gosta da actividade nocturna => West End

Informação adicional:
- É necessário ter visto com validade de 6 meses à data da viagem
- Quem tem passaporte electrónico ou visto de entrada para os EUA não necessita de visto de entrada no país
- É necessário pagar, à saída, USD 35

Recomenda-se:
- Replente para mosquitos;
- Loção para picadas de insectos;
- Protector solar;
- Consulta de medicina do viajante

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Odyssey Wreck














História

Data do Naufrágio: 2002
Local: Norte da ilha de Roatan - Mud Hole
É o maior naufrágio "feito" pelo Homem nas Caraíbas...
Dista cerca de 12 minutos do AKR e está ssente de lado sob areia.

Mergulho
Hora de Entrada: 08:51
Tempo de Mergulho: 0:27:20
Prof. Máxima: 32 mts
Prof. Média: 19.4 mts
Gás: EAN32
Visibilidade: 30 mts
Temp. Água: 27ºC
Temp. Superfície: 31ºC
Garrafa: 11,1 lts / Alumínio
Embarcação: Haydee
Buddy*: Ciclope
Divemaster: Marvin
Capitão de embarcação: Roger

A embarcação prende o cabo a uma das boias de sinalização. Há medida que os mergulhadores ficam prontos e após verificação "de garrafa aberta" do Roger vão saltando para a água e aí se espera todo o grupo e divemaster.

Máquinas em punho, iniciamos a descida rumo ao cabo da boia. Acorrente é enexistente o que tornou a nossa descida facilitada...

Assim que iniciamos a descida e olhamos em frente começamos a avistar, primeiro, a silueta do navio e, por fim os pormenores.

O navio está um pouco partido e tem pouca vida tanto peixes como algas e anémonas, mas vale pela sua dimensão; o mastro encontra-se a cerca de 12 metros e a parte mais funda a 34.

Optámos por um mergulho multi-nível, porém, como iamos em grupo e a maioria estava a mergulhar a ar (incluindo o guia), não deu para mais do que 27 minutos... acima do naufrágio ou em redor deste a paisagem é só areia.

Há semelhança do que aconteceu na descida, também a subida é feita pelo cabo e após a paragem de segurança aos 5 metros é tempo de regressar ao Haydee onde o Roger e o Marvin nos ajudam com o material. Tudo guardado, é tempo de regressar à bas e para trocar a garrafa e partir para o 2º mergulho do dia :-).


Espécies
Não é um naufrágio com muita vida, mas é presença constante os blue parrotfish



*Buddy = Parceiro de mergulho

Roatan Apr/May09

Roatan fica a cerca de 5:10 de Nova Iorque e a cerca de 1:40 de Miami.

De ambas as cidades Norte Americanas existem voos directos para San Pedro de Sula (Honduras), em avião A220 e daí apanha-se um voo da TACA Regional para Roatan,em aviões mais "modestos" e a hélice .















À partida de Lisboa já tinhamos marcado a estadia no Anthony Key Resort pelo que, ao chegar ao aeroporto, apenas tivemos de identificar a nossa bagagem que o staff do resort tratou de tudo o resto.

A viagem de Toyota Hyace desde o aeroporto ao resort demorou cerda de 15 minutos e, após formalidades do Check-in e sermos informados das normas de funcionamento e dos serviços disponíveis tinhamos à nossa espera uma refeição ligeira, bastante "desejada" para desenjoar a comida de avião.quando chegamos ao quarto já tinhamos a nossa bagagem à porta, colocamo-la dentro e fomos descansar... ao fim de 34 horas, finalmente uma boa cama :-).



Horários:

Recepção das 6 às 22
Pequeno almoço das 7 às 10
Almoço das 12 às 14
Jantar das 6 às 21
Frangipani Bar das 8 às 22
Escola de Mergulho das 7 às 16
Câmara Hiperbárica / Clínica das 8 às 17 (on call 24 horas)
Shore dive das 15 às 21 (2ª a Sábado)
Museu das 8 às 17

O resort é composto por 3 áreas distintas: a área de recepção, refeições, centro de mergulho, àrea comercial (loja de presentes, comida, foto/video e alguns quartos (Hill side) na ilha de Roatan e duas ilhas mais pequenas mesmo em frente "à base": Bailey's Key (com praia e o local onde estão os golfinhos) e Anthony Key: zona de piscina, shore dive e onde é possível encontrar a maioria dos quartos. O transporte entre as ilhas mais pequenas e a "base" efectua-se por barco (disponível 24 horas).
















O staff era simpático e solicito, algo expectável tendo em consideração que a "gorjeta" tem uma forte presença já que os hóspedes são maioritariamente americanos e, por isso,o sistema está bem implementado ao ponto de fazer parte do briefing inical: "não temos política de gorjeta, mas é simpático reconhecerem o bom trabalho dos nossos funcionários. Poderão dar, a gratificação, directamente ao membro do staff, deixar num envelope fechado e entregue na recepção no final da vossa estadia com o nome e área ou através de crédito em cartão VISA de acordo com lista que está disponível para consulta na recepção".

Normalmente, o empregado do restaurante acompanhava todas as nossas refeições do primeiro ao último dia da estadia criando familiaridade.

O bungalow em que estivemos hospedados era confortável e divididos em 4 áreas:
- Terraço, com vista sobre o mar e a baía onde era possível observarmos o pôr-do-sol e/ou nascer do sol numa espreguiçadeira, cama de rede ou cadeira de baloiço;
- Quarto, com duas camas queen size, mesas de cabeceira, cómoda, ventoinha de tecto, Ac e secretária com porta de acesso ao passadiço de acesso à ilha e outra de acesso ao terraço;
- Roupeiro (zona de arrumação da roupa e bagagem) e zona de lavatório com armário e espelho e;
- Casa de banho com polibã, armário, um pequeno frigorifico e ventoinha de tecto.


Como este resort é ecológico, não havia TV ou telefone nos quartos os que apesar de parecer estranho no início, veio a revelar-se pouco importante logo desde o segundo dia. As únicas televisões disponíveis em todo o resort encontravam-se no edifício da recepção e no Frangipani bar. A rede móvel era, igualmente de dificil acesso e o roaming bastante caro...





No primeiro dia foi-nos atribuído um número de garrafa (ao qual acrerscia um "N" para os mergulhadores com nitrox), a embarcação para a nossa estadia inteira, um divemaster/guia e um capitão. Para os mergulhos considerados "normais" a hora de partida do barco era as 8:20, mas havia sempre uma pequena margem, nunca nenhum barco saiu sem que todos os mergulhadores inscritos* estivessem a bordo.


A nossa embarcação foi o Haydee e a tripulação: Roger - Capitão e Marvin - o simpático divemaster hondurenho...
Nos dias mais "movimentados" o Haydee transportava 12 mergulhadores + equipa (2)... em momento algum sentimos falta de espaçoçpara nós e/ou equipamento. Havia sempre água fresca a bordo e snack (fruta entre os dois mergulhos da manhã), liquido anti-embaciante de máscara, um local para lavar as máscaras e um reservatório com água limpa e doce para o equipamento fotográfico.

No nosso barco, eramos apenas dois Europeus, a juntar a 4 casais norte americanos e dois fotógrafos profissionais Brasileiros ( Denise Greco e Laércio Horta), pelo que os brifeings eram sempre realizados em inglês ou, em particular, se assim o desejássemos em espanhol, até porque o Marvin agradecia sair da rotina :-).

Os mergulhos "temáticos" tinham horas distintas, mas eram todos mais cedo, por volta das 7 da manhã.

Em cada dia era possível efectuar 3 mergulhos embarcados, mais um nocturno (todas as terças e quintas feiras). Os shore dives eram ilimitados, tendo em atenção a hora de expediente da loja. O Chanel dive tinha em terra um divemaster responsável, mas os mergulhadores eram, apenas colocados, na boia e o caminho de regresso ao centro era feito a nadar...

As garrafas a ar eram cheias e transportadas pela tripulação do barco diariamente e colocadas no lugar respectivo do mergulhador, o mesmo acontecendo com o nitrox, se bem que todos os dias tinhamos (e muito bem) de analisar e identificar as garrafas para os nossos mergulhos... o "montar" do equipamento, já não era efectuado pelo staff, porque a "malta" ao que parece não só era DIN e tinha de montar o adaptador como também tinha um rig complexo para o que estavam habituados.
* O centro tem um quadro para cada uma embarcação, onde diariamente coloca os três destinos de mergulho do dia seguinte bem como o destino do mergulho nocturno (terças e quintas feiras). Há ainda um quadro extra para os mergulhos no Canal - Channel Dive, onde se encontra um avião afundado.

Os mergulhadores apenas tinham de consultar a lista e escrever o seu número no mergulho pretendido.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Algarve 08 + Roatan 09

Num passeio pela Serra de Monchique no Algarve, numa tarde chuvosa de Verão...
































































Para além das águas azuis, as Caraíbas presenteiam-nos com outras maravilhas da Natureza. O caminho entre os bungalows e o ancoradouro do AKR (em Roatan) estavam repletos deles. Aqui fica um pequeno exemplo...



















República Checa


País: República Checa
Capital: Praga
Nr. Habitantes: 1.200.000 hab.
Língua Oficial: Checo
Moeda: Euro
Fronteiras: Polónia, Eslováquia, Áustria e Alemanha
Clima: Oceânico
Código: 420

Geografia
O relevo é montanhoso e o seu clima é temperado continental. A vegetação é constituída, basicamente, por floresta temperada, que possui folhas em forma de agulha que caem no inverno.


Política
Poder Executivo: O Presidente é eleito pelo parlamento para um mandato de cinco anos.

Poder Legislativo: Parlamento bicameral que consiste num Senado com 81 lugares eleitos por sufrágio directo para um mandato de seis anos, e uma Câmara dos Deputados com 200 lugares, igualmente, eleitos por sufrágio directo para um mandato de quatro anos.


Economia
Principais parceiros comerciais: Alemanha, Países baixos, Eslováquia, Reino Unido, Polónia, Rússia, Áustria, Itália e França.

Principais produtos exportados: máquinas e equipamentos de transporte, produtos químicos, matérias-primas e combustíveis.

Principais produtos importados: máquinas e equipamentos de transporte, combustíveis e matérias-primas, produtos químicos.

Principais Sectores na Composição do Produto Interno Bruto: Agricultura: 4,1%; Indústria: 39,1%; Comércio e Serviços: 58,2%.


Remarks
- Membro da União Europeia desde 1 de Maio de 2004
- Cidade Europeia da Cultura em 2000
- Conhecida como a “cidade das cem cúpulas”

Honduras











País: Honduras
Capital: Tgucigalpa
Nr. Habitantes: 7.639.327 hab
Língua Oficial: Espanhol
Moeda: Lempira
Fronteiras: Guatemala, El Salvador e Nicarágua
Clima: Tropical
Código: 504


Geografia
A superfície do país é constituída por planícies a norte numa faixa paralela à costa do Caribe; pelas terras baixas do sul, que margeiam a confluência do Rio Choluteca no Golfo de Fonseca; e as montanhas do interior. As Honduras possuem 650 km de litoral banhado pelo Mar do caríbe e 95 km pelo Oceano Pacífico.


Política
Poder Executivo: O Presidente da República é eleito pelo voto popular para um mandato de 4 anos.

Poder Legislativo: A Assembleia Nacional é unicamente com 128 membros eleitos pelo voto popular para mandato de 4 anos.


Economia
Principais parceiros comerciais: EUA, Guatemala, Japão, El Salvador, Alemanha, Bélgica, Reino Unido.

Principais produtos exportados: café, banana, camarão lagostas, carne, zinco e madeira

Principais produtos importados: máquinas e equipamentos para transporte, matérias primas para indústria, produtos químicos, combustíveis e produtos alimentícios

Principais Sectores na Composição do Produto Interno Bruto: Agricultura: 12,8%; Indústria: 31,9% e Serviços: 55,3%



Remarks
O presidente Manuel Zelaya foi preso e exilado pelo Exército hondurenho, em 28 de junho de 2009. O golpe ocorreu na sequência de Zelaya ter manifestado o desejo de convocar um referendo para mudar a Constituição do país de forma a permitir a sua reeleição sem limite de mandatos.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Fotos - Em Sesimbra...

Janalus cristatus















Trapania tartanella















Berthellina edwardsii
















Flabellina babai











Shark Dive



É um dos mergulhos mais "tipico" de Roatan e mesmo mencionado em revistas da especialidade Norte Americanas.


Este mergulho, é oferecido aos hóspedes do Anthony Keys Resort através de um custo adicional de $120 e implica uma viagem de barco de mais de 1 hora num barco espaçoso de dois pisos com casa de banho.


São realizados dois briefings: um sobre o local e viagem antes da saida e um segundo assim que chegamos ao spot sobre os procedimentos a tomar na descida, durante a imersão e na subida... tudo bem explicado para que não se corra o risco de algo correr mal. Qualquer "quebra de sgurança" ou "problema a descer de um dos elementos do grupo" leva a que se aborte o mergulho.

Depois do equipamento todo "montado" é hora de , um a um, saltarmos para a água percorrermos a corda guia e mergulharmos no azul... no fundo, encostamo-nos ao recife, aguardamos e disfrutamos do bailado que se desenrola mesmo à nossa frente.

Passados 20 minutos, somos convidados pelo guia a juntarmo-nos no bailado dos tubarões, que durante a nossa "incursão" se mostraram completamente indiferentes aos intrusos... É uma boa altura para tirar umas fotos mais de perto e para testar a adrenalina.

Regressamos à parede de coral e à posição de joelhos e braços cruzados para que o guia possa abrir o balde de engodo e que se inicie o frenesim... os segundos que se seguem são intensos e muito rápidos para o tempo que aguardamos e a preparação que nos impõe para este mergulho. Assim que o balde é esvaziado, é a debandada geral e num ápice os nossos "companheiros de mergulho" dissipam-se no azul e inicia-se a "caça aos dentes"...

O guia sinaliza-nos o fim da experiência. Ao fim de 36 minutos estamos de regresso ao Stingray para o debriefing e a nossa viagem de regresso à base.



Além de todo o "espectáculo" que o guia protagoniza e que em nada acrescentou à minha experiência, esta valeu pelo contacto com estes magnificos e imponentes animais.

Em Porto Covo

Doriopsilla areolata
Porto Covo fica a uma curta distância de Lisboa, o que permite ir, mergulhar e regressar a casa.

Para quem quer variar um pouco de Sesimbra sem ir muito longe de carro e de barco, esta poderá ser a solução... O mar aqui não é tão "simpático" como em Sesimbra (que permite saidas quase todo o ano), por isso antes de visitarmos o Quim na Ecoalga verificamos sempre para termos uma ideia do que podemos contar (mas nada é garantido)...
Hypselodoris Cantabria

No Verão passado, a nossa ida "rendeu" umas belas fotos de nudibrânquios já que o tempo estava bastante cinzento e a água não ultrapassou os 15ºC confirmando a escolha do fato seco como equipamento básico de mergulho :-).
Hypseloris picta