sábado, 30 de outubro de 2010

Mau tempo 29 Outubro, 2010

Ontem esteve um tempo de cão. O dia acordou cinzento e um pouco antes do almoço caiu uma chuvada acompahada de vento forte que até abriu a janela de uma das salas de reunião da "minha empresa" :-). Pode ser que assim, com a água toda que entrou para dentro do AC alguém resolva arranjar a porcaria do fecho!!!

A chuvada foi rápida, mas provocou bastantes estragados. E eu que achava que rios de água castanha só havia no Mindelo :-). Ao menos em Lisboa não mergulhei os meus "pezinhos" ;-).

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Photoshop

Não são regras ou tutorial de como utilizar, é mesmo mais uma constatação do uso abusivo de photoshop e da distracção alheia :-)

domingo, 17 de outubro de 2010

Barbatanas Avantis X3

1 semana e meia depois do regersso de Paris e, como se avizinha mais uma semana caótica no burgo inicio aqui uma rúbrica para o meu material de mergulho, coemçando pelas primeiras barbatanas...

Mares Avantis X3, amarelinhas (pois claro), para condizer com a máscara :-) tamanh XS e, que faziam "pandã" com as Regular azuis do Cíclope :-).

Foram e, continuama  ser umas boas barbatanas para mim, por causa das cãibras tiveram de ser substituídas em 2006, mas ainda fizeram uma viagem ao Funchal comigo e uma ou outra com o Cíclope e o seu "traje tropical".

O ISEL...

Instituição "quase lendária" que nos meus tempos de faculdade perseguia os meus colegas que se esfalfavam de volta das cadeiras de matemática para, ao fim de, penosos mas heróicos 5 anos, podessem ser Engenheiros de qualquer coisa pela FCT.

Passados bastantes anos, eis que me vejo nessa instituição e a gritar pelo regresso da Emilinha de Alga ou até mesmo da Anucha ou do Bento de Análises...

Não tenho aulas em barracões ("galinheiros"), mas já bati com o nariz na porta por a sala não acomodar mais alunos, ja tive de escrever em cima de joelhos porq1ue faltavam secretárias e, essencialmente deparo-me com professores "mal preparados"; que vão para as aulas simplesemente ler slides (ter entrado num curso superior implica que se saiba escrever e ler por muito mal que seja) ou ler folhas de livros, copiá-las para o quadro e fingir que explicaram um exercício... tudo isto 6 dias por semana, por um minimo de 3 horas diárias. Purodivertimento, para alguém que não eu!!!!!

Para mim é, extremamente frustrante chegar ao fim de do dia de "guerra" numa empresa com pessoas extremamente pequenas mas que se acham eneormes e ter este tipo de "escape" :-(; enfim, melhores dias virão!!!!

sábado, 9 de outubro de 2010

Hôtel Cambon

À Paris, eis que por ser uma semana bastante concorrida não foi possivel ficar no Hotel com o qual o grupo tem contracto :-) - Hotel Castille.

Este ficava a 5 minutos do escritório, a arrastar o cãozinho; não era mau para hotel em Paris, a não ser a minúscula sala em que se tomava um pequeno almoço simples mas apetitoso pela módica quantia de €19 (o que eu comia cá por €19), mas enfim...

Algumas fotos do Hotel Cambon:



 O côr-de-rosa persegue-me :-(.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

5 de Outubro

O 5 de Outubro que é feriado nacional e dia de descanso para a maioria e que eu esperaria estar a descansar não foi.

Em detrimento rumei a Paris para 2 dias "intensos" com os meus coleguinhas franceses; os seus clientes e as mil e quinhentas coisas que me aborrecem neles... não gosto de francês e fraceses; o tempo está sempre cinzento; o escritório é deprimente; os hoteis horrorosos; a viagem idem :-(.

Ainda só passou o primeiro dia e parece que estou cá há um mês :-) credo!

O pc não tem acesso à internet; o teclado é "azerty"; eles nunca se calam e eu não trouxe comprimidos para a dor de cabeça, se ´que iam ajudar nalguma coisa :-).

Nota alta para o sushi /sashimi servido no final do dia de hoje, após a paresentação de um novo produto a ser lançado daqui a 2 semanas:-). Estava muito bom e a apresentação das mesas e espaço muito engraçadas.

domingo, 3 de outubro de 2010

S. Vicente - mergulho

O Macário
Mergulho no naufrágio de um cargueiro de 200 metros que está bem perto da superfície - profundidade máxima de 16 metros e o mastro a apenas 5.

Assim que chegamos ao local, da superfície, é visível a grande mancha deste naufrágio!

Fizemos 2 mergulhos com intervalo de 35 minutos neste naufrágio que, apesar de estar à saída da baia do Mindelo e de estar a pouca profundidade está bem conservado e repleto de vida :-)


S.Vicente - O mergulho

O mergulho em Cabo Verde é, de uma forma geral mergulho em corrente fruto da situação geográfica do aqruipélago.

As águas azuis claras a cerca de 4 horas de Lisboa sãoi um dos pontos fortes deste local, apesar das infraestruturas não serem das melhores.

A fauna subaquática é diversificada e colorida, mas infelizmente para mim não é muito farta em nudibrânquios, já os vermes e o coral de fogo encontram-se em qualquer local :-).
Moreias





Verme de fogo
Aranhiço

Camarão
 
Vinagreira
Peixe escorpião
Peixe papagaio

Raia

Frog fish


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

S. Vicente... o adeus

Como tudo o que é bom, chega ao fim... a nossa semana chegou ao fim. É de salientar que estivemos na piscina até ao último momento.

Fomos num TT da Toyota (claro... em S.Vicente, é Toyota, é bom :-)) até ao aeroporto e, quando lá chegámos reparamos que algo não estava bem. Deveríamos de ser os últimos no check in, mas este ainda não tinha aberto. O avião, tinha problemas, estava parádo em pista desde que tinha chegado de Lisboa nessa manhã e o pessoal de terra tentava encontrar alternativas.

O vôo directo, semanal de Lisboa para S. Vicente, vai ainda à Cidade da Praia onde deixa passageiros, abastece e onde embarcam passageiros para S. Vicente e Lisboa. Nesse dia (24/9) o ciclo tinha sido interrompido.

Depois de mais de hora e meia de atraso , embarcamos rumo à praia; o avião precisa de abastecer antes de rumar a Lisboa e, S. Vicente não tem essa facilidade! De S. Vicente à Praia são 35 minutos de bom e desafogado vôo.

Após desembarcarmos na Praia temos de passar por todas as formalidades, entrar em Cabo Verde (entrei 2 vezes em 7 dias - S. Vicente e S. Nicolau e apenas sai uma, se procurarem devo de ainda andar por lá :-)) e passar as bagagens pelo RX (coisa que não aconteceu em S. Vicente (viva a segurança africana))...

A minha bagagem de mão (caixas estanques) foi inspeccionada e depois de uma curta espera (+/- 45 minutos) rumámos a Lisboa onde aterraríamos 3 horas e 50 minutos depois, às 2:20 da manhã de dia 25/9 com 3 horas de atraso!!!!!

Se achavamos que a coisa até tinha corrido bem, pois embarcámos num avião com problemas por resolver, a parte melhor seria a longa espera pela bagagem (desta vez intacta) até perto das 4 da manhã :-). Saturádos, doentes (depois de 4 dias de desidratação e problemas gástricos) demos por finalizada a nossa aventura pelas ilhas africanas de Cabo Verde, por volta das 5 da manhã num lugar ao qual sabe sempre bem voltar - casa.

... fotos de mergulho, serão publicadas mais tarde...

S. Vicente 2010

Chegar a S. Vicente agora é mais fácil... Há 1 vôo directo por semana (Sexta-feira) à partida de Lisboa e, 3:45 minutos depois deixamos uma cinzenta Lisboa e aterramos num Cinzento mas abafado aeroporto Internacional de S. Pedro.

O cinzento não nos desanimou, teríamos uma semana inteira para o sol espreitar, de preferência quando estivessemos sem fatos vestidos a aproveitar uma das duas piscinas do Hotel.

Do aeroporto ao Foya branca é uma curta viagem de carro. O Foya Branca foi a nossa base, saiamos só para mergulhar e para jantar no Restaurante do Per Tam ou no Mindelo (de shutle).

Daí que no penúltimo dia alugámos um carro (para 6) e lá fomos nós à descoberta de uma das mais pequenas ilhas do arquipélgo de Cabo Verde...
O nosso "bólide"


Vila Miséria

Calhau

Caminho para Baía das Gatas


Salamansa


Entrar no Mindelo


E, por fim... o fã número 1 do Centro de Mergulho... Esteve sempre à porta quando chegavamos às 8 da manhã e estava lá para nos receber depois de uma manhã intensa de mergulho :-).