segunda-feira, 31 de agosto de 2009

O tempo voa - Parte II

Menos de 24 horas depois, tinha uma nova foto... não subaquática mas rica em metal :-)


Perdi as férias tropicais e ganhei um Verão em casa...

domingo, 30 de agosto de 2009

O tempo voa...

Sem dúvida que este dito popular é verídico... Hoje faz um ano que fiz o meu último mergulho nocturno - Sesimbra, no Jardim das gorgónias com céu limpo e uns frios 15ºC de temperatura da água.

Foi um mergulho de 58 minutos calminho (nem a máquina levei nem nada, para apenas aproveitar o momento), sob um céu estrelado e que "antecedia as férias grandes" de mergulho.

Dessa noite, fica:

- Esta foto















- Um agradecimento a todos os que estavam no barco, ao dono do centro e a uma mergulhadora técnica que ainda estava no centro com o seu buddy a preparar o equipamento para o dia seguinte, pelo transporte, ajuda a retirar algum do meu equipamento e, pela atenção até chegar ambulância; e respectivos bombeiros que foram extremamente rápidos apesar de errarem no diagnóstico de entorse :-)

- Por último, mas o mais importante, um agradecimento especial ao Cíclope não só por tudo nessa noite e madrugada, mas também por todo o tempo de recuperação que, foi bem mais complicado que o dia em si.

Este fim de semana não foi possível mergulhar e as comemorações foram acompanhadas de pipocas, um bom filme e excelente companhia :-).

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Mary's Place

Este mergulho em parede (desce até aos 40 metros) é, talvez o mergulho mais conhecido de Roatan, daí que a sua paisagem subaquática seja bastante fotografada.



















A paisagem deste local reflecte a sua origem vulcânica, repleta de canyons, excelentes contrates de luz... realmente uma paisagem de "encher a vista".

Este spot, que recebeu o nome da esposa de um divemaster da ilha encontra-se na parte Sul da ilha (a mais exposta) e a nossa viagem desde o AKR durou quase 1 hora. Hora essa que aproveitámos para observar Roatan e vislumbrar, para lá da penumbra matinal, o Continente.



O Governo das Honduras consciente do papel que o mergulho tem no seu turismo interditou este local por uns anos à prática do mergulho e, após a sua reabertura passou a condicionar o "tráfego". Assim, o AKR organiza as saídas dos seus barcos reservando um dia da semana para cada um poder proporcionar aos mergulhadores, esta experiência. Ao Haydee calhou a Quarta-feira - 29 de Abril... e lá estavamos nós às 7:15 ptontos para verificar o equipamento e partir às 7:30.


Mergulho
Hora de Entrada: 08:32
Tempo de Mergulho: 0:43:10
Prof. Máxima: 33,5 mts
Prof. Média: 14,4 mts
Gás: EAN32
Visibilidade: 25 mts
Temp. Água: 27ºC
Temp. Superfície: 28ºC
Garrafa: 11 lts / Alumínio
Embarcação: Haydee
Buddy: Cíclope
Divemaster: Marvin















Há medida que nos equipavamos iamos caindo na água. Assim que o grupo está completo, o Marvin dá sinal para iniciarmos a imersão.
Descemos ao longo da parede, até aos 33 metros entrámos num canyon com gorgónias em ambas as paredes e terminamos aos 17 metros. Para trás deixamos a água azul forte e "entramos" num azul mais suave e mais transparente.















Espécies:

- Stoplight parrotfish
- Damselfish
- Coral Crab
- Local repleto de gorgónias
- Tube sponges



terça-feira, 11 de agosto de 2009

Gruta do Arcanzil

Data: 2 de Agosto 09
Saída de: Sesimbra
Hora: 10:19
Tempo: Sol
Visibilidade: 7 mts
Temperatura: 16ºC
Tempo de mergulho: 01:03:10
Buddy*: Cíclope

O dia estava bom apesar do vento que se fazia sentir... o trânsito confirmava que estavamos no mês de Agosto.

Depois de todo o material montado e verificado era tempo de "carregar" o barco e rumar ao nosso spot - Gruta do Arcanzil.

Era a primeira vez que ali íamos, mas como eu queria "dedicar-me" à macro e queria passar algum tempo imersa pareceu-me bem. A visibilidade variava muito dependendo da proximidade de terra. Havia um pouco de fola e pouca peixe, mas bastantes laminárias, algas vermelhas e castanhas, anémonas do mar. Já os nuibrânquios tiveram de ser bem procurados...

A Gruta é apenas uma "força de expressão" pelo visual, considerando que entrámos e saímos por locais diferentes. O cenário de entrada de luz é em tudo semelhante à Ponta da Passagem.

Durante os mais de 63 minutos de imersão que fomos presenteados com 16ºC de temperaturaç. Há mais de um ano que os mergulhos em Portugal continental não me têm dado águas um pouco mais temperadas (meu rico fato seco :-)).

Aqui fica uma foto desses seres surpreendentes - os nudibrânquios (a primeira é do Ciclope).
:-)


Hypselodoris tricolor
















Hypselodoris villafranca
















* Companheiro de mergulho